desfaço os sinais dos inventores de mentiras, e enlouqueço os adivinhos

Israel: Aumento acentuado de tumores de uma glândula salivar reacende preocupação com uso de telemóvel | 18Jan2011 20:02:15

Israel_parotid_gtland_cancer.png

Uma equipe na Universidade Hebraica em Jerusalém relatou um aumento acentuado na incidência do tumor da glândula parótida em Israel, nos últimos 30 anos. Rakefet Czerninski, Avi Zini e Harold Sgan-Cohen constataram uma quadruplicação destes tumores desde 1970, “com a subida mais acentuada” depois de 2001 (ver imagem). A sua carta aparece na edição de Janeiro de 2011 da revista Epidemiology; é uma descarga de graça. Eles trabalham na Escola de Medicina Dentária Hadassah, na universidade.

Fonte: Epidemiology, 22, p.130, Janeiro 2011-01-15

A razão porque isto é tão importante é que três anos atrás, Siegal Sadetzki, o líder do grupo de estudo israelita do projecto Interphone, comunicou que os utilizadores intensivos de telemóveis “mostravam riscos significativamente elevados” de tumores da glândula parótida; a tendência era evidente logo pelos cinco anos de utilização.



Parotid_Gland_250px_Gray1200.png



Os resultados de Sadetzki e de outros apontando para aumentos no risco de desenvolver tumores cerebrais e neuromas acústicos foram recebidos com cepticismo generalizado porque, dizem os críticos, ninguém constatou uma subida destes tumores na população em geral. Agora, a equipe em Jerusalém viu exactamente isso – embora ninguém alegue ter demonstrado uma associação causal. Mesmo assim, a nova descoberta irá garantidamente reacender as preocupações sobre o possível elo entre telemóveis e cancro.

A glândula parótida é um tipo de glândula salivar – aquela que está mais perto do queixo, ao lado de onde a maioria das pessoas segura o seu telemóvel. Interessantemente, os novos dados israelitas não demonstram aumentos similares nos outros dois tipos de glândulas salivares, as glândulas submandibular e a sublingual, que estão mais afastadas do telemóvel (ver as duas linhas inferiores na imagem).

Anteriormente, neste ano, um outro grupo na Escola de Medicina Dentária da Universidade Hebraica descobriu que, num teste com voluntários humanos, a glândula parótida adjacente ao telemóvel tinha taxas mais altas de secreção salivar e menor secreção proteica, do que a glândula no outro lado da face.

É bem conhecido o intenso uso de telemóveis pelos israelitas. Houve um aumento de seis vezes no número de minutos utilizados de 1997 para 2006, de acordo com Czerninski e colaboradores.

http://www.microwavenews.com/


artigo:
http://journals.lww.com/epidem/Fulltext/2011/01000/Risk_of_Parotid_Malignant_Tumors_in_Israel.25.aspx





 


Partilhar:

Artigos Relacionados
Comentários
Não existem comentários

Nome:
Endereço de email (não será publicado):
comentários:

O Futuro
Tradutor
Procura
Arquivo
Perseguição Notícias

christian_persecution.jpg

Islão: matar e submeter

Jihad_sword_index.png

Carta de Notícias

Subscreva a carta de notícias "Acordem" de Xavier Silva


Email:
Subscrever RSS

RSS url_to_submit_my_site_sites_websites_submission_rss_sm_1.jpg

Como escapar?

Rescue_Portug__sun_.jpg

PORTUG___Sheeple_47_190.jpg

David Dees galeria
Música

Ouça música enquanto navega!

img_musica.jpg

Contacto
Tráfego





Online

Mortes iraquianas...

Mortes iraquianas devido à invasão norte-americana

Iraq Deaths Estimator

©2018, BlogTok.com | Plataforma xSite. Tecnologia Nacional