desfaço os sinais dos inventores de mentiras, e enlouqueço os adivinhos

O filme 'Risen' [Ressuscitado]: um não-crente confronta o túmulo vazio | 31Mar2016 19:32:01

risen_wallpaper_sm.jpg


"Ben Hur", "O Manto Sagrado", "Os Dez Mandamentos", "Quo Vadis?" - Quem pode esquecer a idade de ouro dos filmes bíblicos? Mas isso foi a década de 1950, e estamos agora em 2016. 

Hoje em dia os filmes com fundo bíblico demonstram ser muitas vezes, bem, não inspirados. Roteiristas e diretores, por vezes, jogam rápido e solto com o material de origem, deixando de fora detalhes cruciais e inventando algo bizarro. Pior ainda, representações de Deus são muitas vezes apresentadas como petulantes ou até mesmo blasfemas. E isso não é algo a que eu gosto de assistir.

Bem, quero exortá-lo a dar ao género uma outra chance. Porque um filme que chegou aos cinemas neste fim de semana passado prova que produções baseadas na Bíblia, tipo espadas-e-sandálias, ainda conseguem estar à altura do "Ben Hur".

"Risen", dirigido por Kevin Reynolds e com o ator Joseph Fiennes no elenco, é a história da procura do cadáver de Jesus Cristo. Alerta de spoiler: Eles não o encontram.

Fiennes interpreta um tribuno romano chamado Clávio. Ele está encarregado por Pôncio Pilatos de crucificar a última fornada da horda judaica de autoproclamados messias. O único problema? Um deles é realmente o Messias.

Claro que Clávio, um bom militar romano, não dá nenhuma importância a Jesus. Quando o centurião no Gólgota admite: "Certamente este homem era o Filho de Deus", Clávio repreende-o. Clávio é duro e é imune à superstição judaica - isto é, até domingo de manhã. Para Clávio, é nessa altura que o céu desaba.

O túmulo está vazio, os guardas não querem falar, e os discípulos de Jesus estão espalhando a notícia de que Ele renasceu. O sumo sacerdote adverte Pilatos que terão uma revolta em suas mãos se não puser fim à história da ressurreição. Por isso Pilatos envia Clávio numa macabra caça pelo corpo de Cristo, tipo “investigação de cena de crime”.

É então que o nosso tribuno tem um encontro que abala a sua visão pagã do mundo até ao núcleo. "Eu vi duas coisas que não se podem conciliar", diz ele. "Um homem, sem dúvida morto, e o mesmo homem vivo novamente."

Todos nós, da equipe BreakPoint, que vimos o filme, gostamos imenso, não só porque é um retrato respeitoso e fascinante dos relatos evangélicos, mas porque mostra a crise de fé de um não-crente quando confrontado com o Senhor ressuscitado.

Em antecipação da Páscoa, não posso pensar num melhor lembrete de como o cristianismo, como diz Tim Keller, nos obriga a "duvidar de nossas dúvidas." O túmulo vazio é o fato mais surpreendente da história – algo que os céticos tentaram descreditar ao longo de dois milénios. Mas a evidência é simplesmente forte demais. E "Risen", como um bom romance policial, segue a evidência aonde ela leva.

Por exemplo, os oficiais romanos e os líderes judeus tinham todos os motivos para apresentarem um corpo. No entanto, não o fizeram. E os discípulos de Jesus não tinham nada a ganhar e tudo a perder se mentissem sobre a Ressurreição. Mas a sua transformação de covardes em conquistadores espirituais testifica que eles, tal como o personagem fictício de Fiennes, viram algo – ou alguém – que abalou os seus mundos.

Joe Fiennes, que tive o prazer de entrevistar no "Eric Metaxas Show", disse a BreakPoint que espera que este filme toque o público de uma forma única, precisamente porque o convida a examinar estes eventos através dos olhos de um não-crente.

Eu acho que "Risen" tem o potencial para desencadear um renascimento dos filmes solidamente bíblicos. Mas mais importante, acho que vai desafiar o público a enfrentar, com Clávio, a questão que desafia os céticos até hoje: Se Jesus está morto, então onde está o corpo?

Vá ver "Risen". E leve alguns amigos não-crentes com você.

https://www.lifesitenews.com/opinion/the-risen-movie-an-unbeliever-confronts-the-empty-tomb





Partilhar:

Artigos Relacionados
Comentários

Por: Sher Nishiyama | 03Jul2016 21:15:51

Olá, estava procurando algumas críticas cristãs sobre esse filme e não consegui encontrar nenhuma que tivesse as impressões que eu tive. Não consegui assistir o filme todo pois assistindo com um olhar crítico, achei sim um monte de coisas estranhas ali. Bom, considerando ser um filme da indústria do entretenimento, onde o objetivo nunca foi glorificar a Deus e muito menos revelar a Verdade, mas apenas propagar a mentira e ganhar dinheiro, postarei aqui algumas coisas/simbologias que achei estranhas:

- A pedra que fecha o túmulo tem uma amarração que parece um pentagrama com 6 selos romanos;

- Os guardas que vigiaram o túmulo beberam alcool, o que pode muito bem criar uma mensagem de dúvida àqueles que não conhecem as Escrituras, pois sabemos que em nenhum momento é citado o consumo de alcool nos relatos biblicos;

- A imagem que é passada ao público do apóstolo Bartolomeu é de um homem lunático, doido, um riponga maluco dos tempos de hoje;

- Quando Clavius encontra em um bar e interroga um dos guardas que vigiavam o tumulo, ele é retrato como um bêbado louco, que não merece nenhuma credibilidade.

Parei de ver aí, pois não aguentei a quantidade de mensagens subjetivas e ocultas que consegui perceber e que ajudam sim a criar uma imagem de negação da verdade da ressurreição para quem possa chegar ao conhecimento da mensagem de Deus. Por mais que não as percebamos de modo consciente, essas mensagens ficam na nossa mente e podem vir à tona quando tivermos contato com mensagens semelhantes. Não costumo assistir a filmes cristãos com olhares extremamente críticos, mas, sendo esses filmes "biblicos" provenientes da indústria, tenho certeza de que sempre haverá mensagens ocultas sim. É uma pena que não encontrei nenhuma crítica a esse respeito.

Nome:
Endereço de email (não será publicado):
comentários:

O Futuro
Tradutor
Procura
Arquivo
Perseguição Notícias

christian_persecution.jpg

Islão: matar e submeter

Jihad_sword_index.png

Carta de Notícias

Subscreva a carta de notícias "Acordem" de Xavier Silva


Email:
Subscrever RSS

RSS url_to_submit_my_site_sites_websites_submission_rss_sm_1.jpg

Como escapar?

Rescue_Portug__sun_.jpg

PORTUG__Sheeple_45__190.jpg

David Dees galeria
Música

Ouça música enquanto navega!

img_musica.jpg

Contacto
Tráfego





Online

Mortes iraquianas...

Mortes iraquianas devido à invasão norte-americana

Iraq Deaths Estimator

©2018, BlogTok.com | Plataforma xSite. Tecnologia Nacional