Chamada de Atenção Para a Tecnologia Sem Fio - Jeromy Johnson - TEDxBerkeley | 10Mai2019 19:13:27
Jeromy Johnson - Especialista em Exposição às EMF - Chamada de atenção para a tecnologia sem fio
Então, gostaria de começar por fazer algumas perguntas, quem sabe se tem um contador inteligente sem fios na sua casa?... ... está bem. E, quem tem o seu telemóvel no bolso agora mesmo?... ... certo. E quem leu o texto minúsculo do seu manual de utilizador, que diz que os telemóveis nunca deveriam estar a menos de 2,5 cm de distância do corpo?... ... Então, hoje vou falar sobre a razão pela qual já não podemos ter como certo que a tecnologia sem fios é segura. A tecnologia tem-nos trazido muitos benefícios, tem-nos relacionado com pessoas, com lugares e trouxe-nos vantagens que poucos imaginavam há apenas dez anos atrás. Também nos trouxe benefícios económicos tremendos. Se pudermos olhar como a tecnologia tem crescido nas nossas vidas apenas nos últimos oito anos, começou com o iphone, depois os tablet informáticos, wifi omnipresente, o contador inteligente e a casa inteligente, a tecnologia vestível e agora a internet das coisas.
Se pudermos imaginar o aspeto disto, isso de facto seria algo assim,
>> Se Pudéssemos Ver a Explosão da Tecnologia Sem Fio
Esta é a representação feita por um artista sobre o aspecto do wifi nos espaços públicos. De facto, até podemos ouvir o som das micro-ondas com este aparelho. Portanto, se alguém quiser ouvir como soa o seu telemóvel ou o seu relógio inteligente, no final venha ter comigo que eu mostro. Mas, de que maneira é que isto afeta os nossos corpos? Essa é a questão que quero colocar, porque este aumento exponencial de radiação micro-ondas, pode ter efeitos e é isso que cientistas e médicos em todo o mundo estão agora a dizer, especialmente quando se trata de crianças, porque vão ser afetadas por isto durante a sua vida inteira.
Percurso pessoal
Mas hoje também quero oferecer algumas soluções, quero sugerir a todos aqui coisas que podem fazer nas suas vidas de forma a reduzir este tipo de exposição. Na verdade vi-me envolvido neste assunto há cerca de cinco anos atrás; antes disso era um jovem entusiasta da tecnologia, sempre usei o meu telemóvel e o wifi, trabalhei em Silicone Valley e tenho um mestrado em engenharia, portanto, se alguém me dissesse que a tecnologia sem fios poderia ter efeitos na saúde eu acharia isso uma maluquice. Então, eu compreendo se estiverem a pensar isso agora mesmo. Mas tudo mudou no espaço de uma semana. Comecei a ter dores de cabeça, zumbido nos ouvidos, insónia e um cansaço e confusão mental como nunca tinha tido antes e falei disto a uma colega no trabalho e ela disse, sabes, aconteceu exatamente a mesma coisa ao meu marido quando foi instalado um contador inteligente na sua casa. Então quando voltei a casa nessa noite, desci as escadas e lá estava, uma série de contadores inteligentes instalados mesmo por baixo do nosso quarto de dormir em São Francisco.
Então isto fez com que começasse uma jornada para tentar aprender o mais possível sobre este tema e agora tenho uma página de internet sobre isto e sou contactado por pessoas em todo o mundo, todos os dias, que estão a passar exatamente pelas mesmas situações. Pode ser quando é instalado um contador inteligente, ou um roteador wifi, ou até uma torre de telemóvel instalada no outro lado da rua em frente à sua casa.
>> Sintomas Comuns da Tecnologia Sem Fio - Insónia/Distúrbios do Sono - Dores de Cabeça - Zumbido nos ouvidos/Tinido - Fatiga - Distúrbios Cognitivos - Irritabilidade/Stress - Dr.a Frederica Lamech, Documento Publicado em 2014
Estes são os sintomas mais comuns que as pessoas começam a sofrer, isto é tirado de um estudo científico publicado sobre os efeitos dos contadores inteligentes na saúde. Então, só aqui na Bay Area, estou em contacto com dezenas de pessoas cujas vidas foram afetadas por isto. Médicos, diretores de escolas, professores e estudantes, profissionais de informática, e até empresários, estas são pessoas que tinham uma vida normal, e num curto espaço de tempo chegaram a um ponto em que já não conseguiam trabalhar, nem conseguiam ir ao escritório, algumas delas até tiveram que sair de suas casas, porque não conseguem viver num ambiente que agora é normal para a maioria das pessoas.
Tenho estado em contacto com pessoas em todo o mundo que se tornaram sem abrigo por causa disto. Há muitas pessoas a quem isto realmente aconteceu e tristemente sei de pessoas que até se suicidaram, porque essencialmente não há lugar para onde possam ir e isto é algo que a sociedade ainda não reconhece. A minha própria vida teve uma mudança tremenda por causa disto. Depois da primeira exposição aos contadores inteligentes, agora já não consigo estar muito tempo num ambiente com o wi-fi muito forte, por isso não posso ir para o meu trabalho como antes, a maioria dos lugares são essencialmente tóxicos para mim.
Portanto, até mesmo para encontrar um lugar seguro para viver tornou-se muito difícil. Imaginem não poder viver num prédio de apartamentos onde todos têm wi-fi, ou ser capaz de viver perto de uma torre de telecomunicações. Isto é na verdade uma proposta de uma torre de telemóvel aqui em Berkeley, por agora os residentes impediram que fosse adiante, mas a maioria das igrejas e escolas agora têm torres de telemóvel e então isso expõem as pessoas ao seu redor e, claro, os estudantes que frequentam essas escolas. Esta é uma torre de telemóvel em São Francisco, aquele cilindro castanho no cimo do poste de telefone é uma torre, e estão a ser colocadas uma a cada dois quarteirões, portanto pode-se ter uma casa fantástica e uma semana, a companhia pode vir e instalar uma torre de telemóvel mesmo junto à janela.
Então isto é algo que está a acontecer em toda a Bay Area, e vai acontecer em todos os Estados Unidos, então isso faz com que pessoas como eu tenham dificuldade em encontrar um lugar para viver, mas também está a aumentar a exposição da população inteira. Então, é possível que se perguntem, talvez algumas pessoas estão a ser prejudicadas, mas se não estamos a sentir nada talvez seja porque não é assim tão grave, e eu acho que isso é uma reação muito comum, mas não é tão simples como dizer que apenas algumas pessoas menos afortunadas estão a ser afetadas por isto, porque o que a ciência mostra é que todos somos afetados de alguma maneira, quer sintamos ou não e a razão é porque essencialmente os nossos corpos são elétricos.
Cada célula no nosso corpo comunica-se através de pequenos sinais elétricos, é assim que o nosso sistema nervoso opera, então pensar que podemos aumentar exponencialmente a quantidade de radiação micro-ondas no ambiente e não sentir os seus efeitos é simplesmente falso. Para ilustrar isto eu na verdade tive muitos amigos a vir ter comigo, quando comecei a sentir isto, e eles diziam, Jeromy, tens a certeza que não é algo apenas na tua cabeça?
E eu pensei isto também no princípio, mas então um ano ou dois mais tarde, eles vinham outra vez e diziam, não vais acreditar, mas agora tenho dores no braço quando uso o telemóvel, ou quando o coloco perto da cara, ou quando um novo repetidor wi-fi é instalado, então isto é algo que acontece quando as pessoas são mais expostas, mais pessoas são afetadas e não são apenas dores de cabeça e insónia, são coisas muito mais sérias tais como infertilidade, danos no ADN e, eventualmente, cancro. É isto que as pesquisas estão a começar a revelar e não têm que acreditar em mim, eu encorajo-vos a começar as vossas próprias pesquisas.
Se simplesmente colocarem "EMF research" no Google, isto é uma imagem de écran do que vão encontrar, A Organização Mundial de Saúde é o primeiro atalho e em 2011 vieram a público e disseram, que a tecnologia sem fios tem a possibilidade de ser cancerígena. Agora há cientistas em todo o mundo que dizem que é muito provável que seja cancerígena. O terceiro atalho é a minha página de internet. Está lá porque nos últimos cinco anos juntei pesquisas de todo o mundo, que mostram que temos agora suficiente prova para pelo menos tomar precauções com relação a esta tecnologia.
Entidade reguladora (FCC)
Portanto, isto está regulamentado? E esta é uma das coisas mais interessantes que encontrei. A Comissão Federal de Comunicações é quem supostamente regula a tecnologia sem fio, mas se olharmos para as normas, elas têm quase vinte anos! Então isto significa que a nossa tecnologia mais avançada está a usar a ciência de há pelo menos vinte anos atrás. E não só, está baseada num conceito de há quase cinquenta anos atrás, que diz que a radiação micro-ondas não produz calor nos nossos corpos e por isso é inofensiva, mas, existem agora centenas de estudos que mostram que isto é falso. Então como é que é possível que tenhamos um órgão regulador que não protege o público?
Indústria
Bom, como tantos outros problemas, como muitos problemas de saúde pública no nosso país, as indústrias acabam por influenciar o órgão regulador e é isso que está a acontecer aqui, então temos uma porta giratória entre o grupo de pressão dos sem fio e a Comissão CFC, então é isso que está a acontecer e a juntar, a ciência está grandemente influenciada pelo financiamento da indústria.
Este é um estudo pelo Dr. Henry Lai, ele observou trezentos e vinte e seis estudos baseados nos efeitos biológicos da radiação dos telemóveis.
>> Pesquisa da Rádio-Frequência: O Financiamento é Importante? - Estudos independentes - EFEITO PERNICIOSO: 70% (n=96) - NENHUM EFEITO: 30% (n=41) - Estudos financiados pela indústria - EFEITO PERNICIOSO: 32% (n=27) - NENHUM EFEITO: 68% (n=57) - Dados compilados pelo Dr. Henry Lai, Universidade de Washington
Ele descobriu que metade dos estudos mostravam efeitos, e metade não, o que é normal para este tipo de pesquisa. Mas o que ele descobriu de interessante é que, se olharmos para quem financiou os estudos, 70% dos estudos independentes mostravam efeitos, e apenas 32% dos estudos financiados pela indústria mostravam efeitos. Então podem ver que existe uma influência monetária sobre este assunto, assim como em muitos outros assuntos. O tabaco é outro, essencialmente a indústria apoiou a ciência que iria mostrar que os seus produtos seriam seguros.
Soluções
Então estas são as notícias más, e agora quero compartilhar algumas notícias boas, que existem soluções para este problema. Vamos ter que obrigar as indústrias a começar a criar produtos mais seguros, mas existem formas de nos podermos proteger e fazer a indústria a progredir. Então, uma das primeiras acções que podemos fazer é mudar para a fibra óptica, porque esta é uma maneira de tornar as nossas casas, os nossos negócios, e as nossas escolas mais seguras. Portanto, a fibra ótica é segura, ela é segura, e absolutamente uma das coisas mais rápidas que podemos usar.
Outra maneira de agirmos é conceber produtos que sejam mais seguros. Então, no momento temos desenhadores de produto e engenheiros a trabalhar juntos, mas podemos incluir biofísicos e biologistas, para trabalharem juntos na criação de produtos que não só emitam a radiação mesmo abaixo dos limites da CFC, mas emitam a menor quantidade de qualquer tipo de campos eletromagnéticos possível. Se os contadores inteligentes tivessem sido projetados para usar fibra ótica ou emitir radiação apenas uma ou duas vezes ao dia, em vez das dez mil vezes que realmente emitem, então eu não precisaria estar aqui hoje, e milhares sobre milhares de pessoas à volta do mundo não teriam sido prejudicadas pelos contadores inteligentes. Então, quais são as medidas que todos nós podemos tomar? Esta é uma das coisas mais importantes porque, todos querem essencialmente saber como se proteger e às suas famílias. Então a primeira coisa é certificarmo-nos de que usamos os nossos telemóveis sabiamente,
Mencionei que não é aconselhável ter o telemóvel a menos de cerca de dois centímetros e meio do corpo, a indústria está agora a dizer-nos. Então assegurem-se que usam o viva-voz, arranjem um auscultador de tubo de ar acústico e quando estiver junto do corpo, certifiquem-se de que o colocam em modo de avião, quando estiver no bolso, ou algumas vezes no soutien e no que respeita a crianças, não queremos que usem telemóveis, mas se for absolutamente necessário, por favor ensinem-nos a usá-los sabiamente.
Mudem Para Opções com Fio Sempre Que Possível (Coloquem um Temporizador no Repetidor à Noite). Podemos instalar cabos nas nossas casas, quer dizer, a maioria das pessoas não necessita de wi-fi em sua casa, então, mude para ethernet, mude para a fibra ótica, e se for necessário o wi-fi, desligue-o à noite, pode arranjar um simples temporizador para que nem precise de pensar nisso.
Quando se trata de crianças, queremos reduzir a sua exposição o máximo possível, então, se usam um iPad, descarreguem toda a informação para o iPad, e depois desliguem o wi-fi. Nas escolas, simplesmente sou da opinião de que não é necessário o wi-fi nas escolas, porque estamos a encher aquelas salas de aula com radiação micro-ondas. Podemos ter tecnologia fantástica, mas pode ser por cabo, e é por aqui que penso teremos que ir.
Quanto ao contador inteligente e à casa inteligente, a minha recomendação é a não aceitação. Tive famílias com recursos, que tinham aderido entusiasticamente à casa inteligente no início, que me contactaram, e que tinham ficado doentes passados alguns meses, portanto isto é algo que afeta as famílias e eu recomendo que não vão por esse caminho, porque é uma tecnologia da qual não necessitamos.
Espaços de Dormir Seguros
E uma das últimas coisas que quero, uh, soluções que quero apresentar hoje é a de criar um espaço seguro para dormir, porque esta é uma das coisas mais importantes, porque é a altura em que o corpo rejuvenesce e é a altura em que se deve certificar de que tudo deve estar desligado, então desliguem todos os aparelhos sem fio, desliguem as coisas, se tiverem um intercomunicador para bebés, eu na verdade recomendo que o desliguem, em especial à noite, simplesmente não recomendo isso para as crianças. E se fizerem essas coisas, eu sei de muitas pessoas que começaram a dormir melhor, eles têm... muito mais claro durante o dia e não se cansam tanto, então isto é algo que recomendo e que todos podem fazer.
Conclusão
Concluindo, quero dizer que este é um problema que podemos resolver. Existem pessoas fantásticas em todo o mundo a trabalhar nisto agora mesmo e eu creio que estamos a chegar a um ponto de viragem em que um número suficiente de pessoas está a dar-se conta de que este é um assunto importante e que existem soluções, então recomendo que compartilhem isto com as pessoas que vos são mais próximas, porque se um número suficiente de pessoas acordar para este problema, então a indústria irá começar a criar tecnologia segura e, uma vez que o façam, toda a sociedade poderá caminhar para um futuro mais saudável. Obrigado.
Medicina à mão armada e vacinas à força
Peixe capturado tem taxa de drogas farm.
Aumento de 600% na exposição à radiação dos norte-americanos
diferença entre rastos normais rastos químicos de aviões
Controle Populacional sob disfarçe
GLOBALIZAÇÃO E POBREZA por Vandana Shiva
Bebidas desportivas podem promover erosão dentária
Por: Augusto Salgado | 01Jun2019 12:46:51
Só para dizer que tenho Zumbidos há 6-7 anos a tendência é aumentar o Zumbido não deixarei de combater por todas as formas mesmo também porque não há solução possível!...Estou usando a tv e net por cabo.
Agradeço pelo apoio que o portal Acordem oferece...
Abraço








